Você sabe dizer não?

Data

O fundador da Apple, Steve Jobs, dizia que ter foco é saber dizer não. E quantas vezes sofremos por não sabermos dizer um simples não? Mas, você sabia que há traços de caráter que tem uma dificuldade maior de dizer não do que outros? Continue lendo e descubra quais…

Existem 3 traços de caráter, que moldam nosso corpo e nossa mente e que tem maior dificuldade em dizer não para o outro: esquizoide, oral e masoquista.

Esquizoide

Os esquizoides são pessoas que geralmente usam óculos, são muito racionais, lógicas, não gostam muito de contato físico e falam pouco. Além disso, eles têm uma mente extremamente criativa, mas são muito pouco executores de suas ideias.  

Pessoas com este traço muito alto odeiam incomodar os outros e serem rejeitados. Por isso, eles são tão pouco comunicativos e proativos. Eles têm dificuldade em dizer não, porque não gostam de se expor, de bater de frente com o outro pelo medo de ser rejeitado. Então, preferem baixar a cabeça e não dizer o que pensam.

Oral

Este traço tem relação com o período da amamentação, abrangendo o período do nascimento até mais ou menos 1 ano. O corpo ganha um formato mais arredondado, com aspectos mais infantis e um olhar que conecta muito, até meio “pidão”, em certo sentido.

Na forma de funcionar, as pessoais orais são extremamente comunicativas, adoram contato com pessoas.

As pessoas orais vivem tudo com muita intensidade. Além disso, também não conseguem ficar sozinhas muito tempo, são pessoas extremamente sentimentais, choram com muita facilidade e morrem de medo de serem abandonadas.

E é aqui que está a razão de pessoas orais terem dificuldade em dizer não: o medo de ser abandonado. “Se eu disser não agora, vou perder essa amizade, esse relacionamento, esse trabalho, etc”.  O medo de ser abandonado e sentir aquele vazio, rasgando o peito torna muito difícil dizer não.

Masoquista

Esse traço se forma entre os 2 e 3 anos de idade, na época do desfralde da criança, quando ela ainda não tem o controle do esfíncter anal.

Então, muitas vezes, ela acaba, literalmente, “fazendo nas calças” e recebe reprovação e humilhação por parte de seus cuidadores.

Isto leva essas pessoas a desenvolverem um formato de corpo mais quadrado, com uma sensação de muita força.

Pessoas masoquistas são extremamente fortes e leais ao outro. Por outro lado, são pessoas mais lentas, que demoram a decidir.

São extremamente sensíveis emocionalmente, mas guardam tudo à sete chaves dentro de si mesmas.

O masoquista tem dificuldade em dizer não, porque sente que está sendo infiel, caso não cumpra o que o outro quer. Além disso, pelo fato de guardarem muito seus sentimentos, acabam não dizendo ao outro o que as incomoda e, assim, acabam sempre concordando com aquilo que o outro quer.

Em qual desses traços você sente que se identifica mais?

Dizer não pode ser difícil agora, mas isso não precisa ser um destino fechado em sua vida. Você pode começar a dizer a sim mesmo.

Mas, preciso te contar que o caminho para a liberdade passa pelo autoconhecimento.

Eu estou aqui para te ajudar a dizer sim para você, sem medo de ser rejeitado, abandonado ou humilhado.

Deixe uma resposta

Mais
Artigos